5 coisas que eu já aprendi na faculdade
maio 08, 2014
Se você acompanha o blog, sabe que eu entrei na faculdade esse ano. Curso design e sou completamente apaixonada pelo meu curso. Nesse pequeno período em que eu já estou faculdade, aprendi muita coisa, e não é só sobre as matérias que eu estou falando.
1. Amigos, colegas e inimigos
No começo todo mundo sempre me falava, "quando você entrar na faculdade, tenta ser amigo de todo mundo...", certo, corta essa, é impossível alguém ser amigo de todo mundo, principalmente quando a sua sala tem quase 100 alunos e quatro cursos diferentes. Sempre tem aquele grupinho que enche muito o saco, aquele que só faz bagunça, aquele das meninas fúteis e que só sabem falar de maquiagem e balada. Convenhamos vai, você não é amigo de todo mundo da sala, não é? Eu mesma não suporto respirar o mesmo ar que certas pessoas, mas a gente releva, já pensou brigar com alguém na faculdade? Que feio!
2. Trabalhos, exercícios, pesquisas e preparação prévia
Se você ainda acha que faz muitos trabalhos, exercícios e essas coisas na escola, sinto muito em lhe informar meu amigo que, quando você entrar na faculdade, isso vai aumentar cerca de 400%, ou seja, acabou os dias em que você vai conseguir dormir cedo e acordar tarde, ou dormir a manhã toda no domingo, acabou, e pode se acostumar, porque dependendo do seu curso, você tem quatro anos pela frente.
3. Atlética, festas e hm...
No ensino médio, era muito comum a gente ter um grêmio estudantil, esquece isso, na faculdade é atlética, e é essa mesma que vai organizar todas as festas - e olha que tem uma toda semana -, os jogos de futebol e eventos do tipo. Pode separar um bom dinheiro no começo do mês caso você queira participar disso tudo com os seus amigos.
4. Xerox, impressão e muito dinheiro
Na escola era muito, muito comum os professores levarem exercícios impressos para todos os alunos, na faculdade não, na maioria - e maioria mesmo - das vezes, o professor simplesmente coloca o exercício na pasta dos professores no site da faculdade e você tem que imprimir, xerocar ou fazer o que ele pediu. Ou mesmo, as vezes, eles pedem para lermos livros, livros caríssimos, mesmo no sebo, e então, você corre para pegar na biblioteca e tirar xerox, encadernar, e só nessa brincadeirinha você gasta, não tanto quanto o livro, mas gasta. Fora as outras coisas, como, por exemplo, eu faço design, então, muito dos meus trabalhos, são artes gráficas, e eu preciso imprimir em folhas de A3, A2 e coisas do tipo, e quando você vai procurar um serviço desse nas gráficas, é caro... Uma dica? Guardem um pouco de dinheiro todo mês para esse tipo de coisa ou para comer, porque ninguém quer que você morra de fome, viu?
5. Curso
É muito normal ter dúvidas sobre qual curso fazer, confesso que eu sempre soube o que queria, apesar da minha lista ser bem extensa, eu sempre amei design, e sabia que era isso o que eu queria. Sou muito feliz com o curso que escolhi, e tenho certeza absoluta que fiz a escolha certa. Trabalhar nesse meio vai a coisa mais gostosa do mundo e eu vou amar. Se você ainda não achou o curso dos seus sonhos, paciência, você vai achar, eu tenho certeza.
Apesar de todas as coisas que eu falei e parecer ser meio chato essa vida de universitário, não é, não. A melhor coisa que eu já fiz foi entrar para a faculdade, gente, apesar dos trabalhos, provas e quase me matar para fazer as coisas, eu sou feliz fazendo o que eu gosto,e tenho certeza que muita gente também é.
0 comentários